Bem Vindo ao PiscinasBaratas!


As Crianças e as Piscinas Baratas

Com todos os avisos e notícias sobre afogamentos, achamos pertinente deixar aqui alguns conselhos para que possa sentir-se mais seguro quando deixa as crianças ir para a piscina. Não importa que tipo de piscina é, de elevados custos ou apenas uma piscina barata. A verdade é que pode acontecer em qualquer tipo de piscina se os mais pequeninos não forem bem vigiados.


A altura mais problemática é quando a criança tem menos de 5 anos, pois apesar de ja se movimentar bem e poder por seu meio ir para a piscina, não tem consciência do perigo que corre. E mesmo quando se está a afogar não tem consciência do que está a acontecer, não tem medo e por isso muitas das vezes não pede socorro. Ocorrem por vezes afogamentos com adultos por perto, já que ocorrem silenciosamente.

Uma criança que saiba andar consegue também flutuar na água, mesmo vestida e cansada. O facto de ela conseguir flutuar durante uns minutos na água da piscina, dá tempo de um adulto a encontrar. Outra hipótese é a criança flutuar e conseguir dar umas braçadas. Como não tem força suficiente para nadar constantemente, ela nada e de seguida flutua durante uns instantes para respirar bem e descansar. Ao fazer isto repetidas vezes não só não vai ao fundo como há possibilidades de chegar junta da borda da piscina.

Mas, no caso de o seu filho não saber flutuar, ou mesmo que saiba, o melhor é estar atento:

1.  Fique sempre vigilante quando as crianças estiverem na piscina (não há nada mais seguro que a constante vigilância)

2. Ensine os seus filhos a nadar assim que tiverem idade e capacidade física para isso

3. Não deixe brinquedos na piscina ou perto desta para que não atraiam a atenção da criança q consequentemente para os alcançar ela caia para a água da piscina

4. Colocar braçadeiras ou coletes nas crianças quando estas estão dentro de água

5. Saber primeiros socorros e ter um telefone nas proximidades da piscina para o caso de acidente

Os maiores riscos são, claro, quando se tratam de piscinas no solo (as que não são elevadas) pois a criança pode simplesmente cair ao passar perto da piscina. Mas se possuir uma piscina elevada do solo o melhor que tem a fazer é retirar a escada de acesso e desse modo pode deixar a criança andar descansada pelo jardim.

Esperamos que as dicas sejam uma boa ajuda. Bons mergulhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário